Oficina de Multimédia b

Info

Apoio e referências para as aulas de Oficina de Multimédia b (OMb) do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim.

Do Programa da Disciplina

A disciplina de Oficina de Multimédia B enquadra-se, no contexto da formação específica dos alunos do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais, na perspectiva de dotar os alunos das ferramentas e conhecimentos fundamentalmente práticos mas com suporte em conceitos nucleares de base.

Competências

Visão geral dos conteúdos

Unidade 1: Introdução ao multimédia digital

Unidade 2: Texto

Unidade 3: Imagem digital

Unidade 4: Som digital para multimédia

Unidade 5: Vídeo digital

Unidade 6: Noções de narrativa de vídeo digital para multimédia

Unidade 7: Animação

Unidade 8: Integração multimédia

Unidade 9: Desenvolvimento de projectos

Documentos

Programa homologado da disciplina.
Sintese da planificação anual.
Horário da turma.
Critérios de avaliação.

 

Unidade 1 | Introdução ao Multimédia Digital

Info

Nesta unidade pretende-se uma primeira abordagem ao conceito de multimédia, a sua contextualização e a análise das suas características. Pretende-se, também, a análise geral dos vários tipos de media, com recurso ao visionamento de projectos exemplo.

Duração

12 tempos lectivos
(Setembro de 2009)

Marcadores

O que é Multimédia?

Um vídeo da Multimedia Technologies at Pittsburgh Technical Institute School of Design.



Um vídeo, muito pertinente, de Mike Wesch sobre a forma como as máquinas estão a a mudar a nossa forma de comunicar.


Apontamentos das aulas

Introdução aos multimédia

Fichas de actividade

Ficha de actividade 1
Ficha de actividade 2
Ficha de actividade 3

Unidade 2 | Texto e Escrita

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos consigam identificar, articular e integrar o potencial expressivo, narrativo e comunicativo da tipografia.

Duração

12 tempos
(Setembro / Outubro de 2009)

Marcadores

Apontamentos das aulas

Anatomia e Glossário

Ficha de actividade

Exercícios: texto
Ficha de actividade 4

 

Unidade 3 | Imagem

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos compreendam o potencial comunicativo e expressivo das imagens; Compreendam a diferença ao nível da resolução de imagem para impressão ou imagem para monitor; Compreendam a cor nos contextos analógico e digital; Clarifiquem os conceitos de pixel/bit e vector; Utilizem Software apropriado para a concepção e conjugação de imagens vectoriais e imagens bitmap.

Duração

24 tempos
(Outubro / Novembro de 2009)

Marcadores

Imagem bitmap / Imagem vectorial

Captura de imagem

Edição de imagem

Apontamentos das aulas

Imagem digital

Ficha de actividade

Exercícios: Ajuste de imagem
Ficha de actividade 5

Proposta de trabalho

Proposta de trabalho 1

Imagens para os exercícios

Imagem 1
imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7
Imagem 8
Imagem 9
Imagem 10
Imagem 11
Retoque
Composição
Propostade trabalho: Imagens

 

Unidade 4 | Som

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos realizem uma introdução ao áudio digital; Compreendam a conversão analógica/digital e frequência de amostragem; Clarifiquem os conceitos fundamentais de som digital; Façam a aquisição de som; Analisem de espectros de sons; Realizem a selecção de partes do som; Apliquem efeitos de som; Trabalhem com pistas; Editem e exportem áudio em vários formatos; Compreendam a necessidade de compressão na produção Multimédia.

Duração

24 tempos lectivos
(Novembro de 2009)

Marcadores

Largura de banda do canal auditivo

Características do som:

Áudio digital

Tipos de som

Importância relativa dos tipos de som em termos de narrativa multimédia

Bibliotecas de áudio clips.

Composição, sonoplastia e ruídos sob medida.

Análise e estudo de casos-exemplo.

Apontamentos

Estes apontamentos estão, igualmente, disponíveis em leonelcunha.net/formacao.

Flash: Interface
Flash: Ferramentas
Flash: Cores, transparência e preenchimentos
Flash: Manipulação de objectos
Flash: Símbolos
Flash: Timeline
Flash: Animação
Flash: Áudio e vídeo

Som: Introdução

Fichas de actividade

Proposta de trabalho 2

 

Unidade 5 | Vídeo

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos compreendam o processo de planificação, recolha de imagens e edição das mesmas em software de edição de vídeo; Experimentem a edição em multipista; Experimentem a aplicação de efeitos; Integrem som e imagem; Exportem o vídeo em vários formatos; Compreendam a necessidade de compressão na produção Multimédia.

Os alunos devem compreender os fenómenos da narração audiovisual estudando primeiro as possibilidades narrativas centradas no discurso visual e posteriormente as possíveis derivações desta pela acção do áudio. O aluno desenvolverá uma sinopse, uma planificação e um storyboard que servirão de base à recolha de imagens destinadas a um exercício de montagem vídeo.

Duração

24 tempos lectivos
(Dezembro de 2009/ Janeiro de 2010)

Marcadores

Síntese de movimento

Dispositivos para captura, processamento e reprodução de vídeo digital

Noções de codificação de vídeo digital

Apontamentos

Video: Introdução

Proposta de trabalho

Proposta de trabalho 3

 

Unidade 6 | Narrativa de Vídeo

Info

Nesta unidade os alunos devem desenvolver capacidades narrativas e de organização de um discursos lógico; Desenvolver linguagens visuais a partir de narrativas simples; Desenvolver práticas criativas de utilização de um vocabolário imagético personalizado; Saber articular meios, linguagens e tecnologias; Desenvolver noções de ritmo de uma narrativa; Identificar a articulação das narrativas específicas de cada meio para a construção de uma narrativa global.

Duração

14 tempos lectivos
(Janeiro / Fevereiro de 2010)

Marcadores

O enquadramento

Definição do espaço/imagem como função de suporte e/ou distribuição.

Noções clássicas de planos e montagem

Apontamentos

Planos de imagem e movimentos

Proposta de trabalho

Proposta de trabalho 3

Proposta de trabalho 4

Após uma observação cuidada do vídeo Los Gemelos elabora um relatório pormenorizado referindo:

O relatório deve ser entregue em pdf.

 

Unidade 7 | Animação

Info

Os alunos neste módulo devem aprender a desenvolver animações digitais em software próprio; Compreender a importância da Sinopse e dividir a narrativa em cenas, definindo-as com imagens (Storyboard); Desenvolver o Storyboard estabelecendo cada uma das cenas que constituem a sequência narrativa; Aplicar movimentos de aceleração e desaceleração nos movimentos da animação, corrigindo os ritmos dos movimentos e integrá-los na sequência narrativa; Aprender a criar alguns efeitos especiais: Zoom, Travelling, Fade-in e Fade-out. Integrar áudio e sincronizar áudio nas animações; Exportar as animações em vários formatos.

Duração

24 tempos lectivos
(Fevereiro / Março de 2010)

Marcadores

A expressividade gráfica
Os ritmos
Relação dos planos e enquadramentos com os cenários
Noções sobre animação e introdução às técnicas de animação
O cinema de animação, narrativa e construção
Animação em multimédia
Formas simplificadas e expeditas de animação para multimédia
Formas de suporte digital para animação em multimédia
Controle de movimentos, expressões e gestos.
Aceleração e desaceleração.
Efeitos especiais: Zoom, Travelling, Fade-in e Fade-out.
Escolha dos sons

Apontamentos

Animação: Micro história
Animação: Técnicas e princípios

Proposta de Trabalho

Proposta de trabalho 5

 

Unidade 8 | Integração Multimédia

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos integrem, em projectos multimédia, o conhecimento e as técnicas experimentadas e aprendidas nos módulos anteriores. Devem mostrar capacidade de desenvolver e executar um projecto de forma integrada e autónoma, entendendo a Multimédia como uma linguagem de linguagens e as etapas de desenvolvimento de um projecto.

Duração

18 tempos lectivos
(Março de 2010)

Marcadores

As partes e o todo, multimédia digital como linguagem de linguagens.
Multimédia digital como processo de integração de partes do todo.
Tópicos sobre gestão de projectos multimédia:
Grupo-alvo;
Bateria de testes;
Validação da especificação;
Validação do desenvolvimento;
Aprovação pelo cliente.
A escrita do guião:
Documento de referência;
Etapas de controlo;
Elaboração de tabelas de verificação;
Fases de desenvolvimento;
Fases de verificação e validação;
Fases de depuração textual, visual, de interacção e de programação;
Pacote final e a entrega do produto;
Direitos de autor e contratos de distribuição.

Apontamentos

Design Multimédia e metodologia do projecto.
Interface e navegação.

Exemplos dos exercícios

LoadMovie
LoadMovie2
Popup_window
Preloader com componentes
Mascara de video1
Mascara de video2
Controlo de som1
Controlo de som2
Behavior_som
Behavior_video
Behaviors_drag_fullscreen
Behavior_loadGraphic
Autorun

Proposta de trabalho

Interface


Unidade 9 | Desenvolvimento de Projectos

Info

Nesta unidade pretende-se que os alunos desenvolvam projectos multimédia de forma autónoma, integrando os vários media estudados. Os alunos devem ter em conta e respeitar todas as fases de desenvolvimento de um projecto multimédia.

Duração

Todo o 3º período (Abril / Maio / Junho de 2010)

Apontamentos

A relembrar...

Vídeo
Planos de imagem e movimentos de câmara
Animação: Micro história
Animação: Técnicas e princípios
Design Multimédia e metodologia do projecto

Tutoriais de animação 2d com o Flash
Sobre o guião
Sobre o storyboard
Software open source para gestão de projectos (guião, storyboard, calendarização)


Propostas

Projecto final
CD-Rom

Projectos




Recursos | Exemplos Online


Definições, características e história

pt.wikipedia.org/wiki/Multimédia
Definição de multimédia e tipos de media.

en.wikipedia.org/wiki/Multimedia
Definições de multimédia e tipos de media.

pt.wikipedia.org/wiki/Hipermédia
Definição de hipermedia.

webopedia.com/Multimedia
Definições organizadas por subcategorias.

citi.pt/multimedia
Curso multimédia online. Conceitos e terminologia.

acs.ucalgary.ca/~edtech/688/hist.htm
História dos multimédia.

xtimeline.com/timeline/A-history-of-multimedia
História dos multimédia em timeline.

w2vr.com/contents.html
Multimédia. De Wagner à realidade virtual.

cs.cf.ac.uk/Dave/Multimedia/node1.html
Introdução aos multimédia.


Exemplos | Projectos Multimédia

telepoesis.net/poesia.html
Poesia de ecrã.Textos animados de Rui Torres.

telepoesis.net/e-textualidades
Página de projectos dos alunos do Mestrado em Ciências da Comunicação da UNL, orientados por Rui Torres.

soundtoys.net
Brinquedos sonoros interactivos.

dreamingmethods.com
Fusão entre escrita e narrativa interactiva.

turbulence.org
Portal agregador de netart.

visualcomplexity.com
site agregador de interfaces de visualização de dados.

flyingpuppet.com
e-narrativas de Nicolas Clauss.

99rooms.com
Animação interactiva.

yhchang.com
Texto e animação.

renascent.nl
Excelente portfolio de motion graphics do designer/director, Joast korngoald.

Revistas

Smashing Magazine
Web Designer Wall
Design Reviver
Designer Today
Spoon Graphics
Scene 360
Motionographer
Computer Arts

Tipografia

dstype.com
caligraft.com
typeforyou.org
josbuivenga.demon.nl
dafont.com
fontstruct.fontshop.com
new.typographica.org
ilovetypography.com/love
webtypography.net/sxsw2007
dsg4.com/04/extra/index.html


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